
Cartel
A escola de psicanálise tem como base o legado de Lacan, que no ano de 1964, inclui o cartel como forma de estruturar seu ensino.
O cartel é um instrumento fundamental para a pesquisa e o aprofundamento do saber psicanalítico na perspectiva lacaniana. Os membros do cartel propõem uma tema comum, mas se mantem diferenciados pelas proposições que cada participante leva para o grupo. A proposta ao longo da trajetória busca como efeito o posicionamento do sujeito, ou seja, uma posição singular dentro do grupo.
O cartel tem características as quais o tornam um dispositivo bastante peculiar, tais como:
-
A quantidade de cartelizantes é de 3 à 5, mais um;
-
Este "mais um" é um que participa normalmente das atividades, como um cartelizante, podendo também ter sua própria pesquisa, porém com uma função diferente dos demais;
-
A função deste "mais um" é fomentar para que cartel funcione com suas características próprias, e não se torne um grupo de estudos qualquer, evitando os efeitos de homogeneização, idealização ou maestria que frequentemente ocorrem em grupos maiores;
-
A duração máxima do cartel é de 2 anos, quando deve ser dissolvido;
-
Depois de sua dissolução, os participantes são convidados a apresentarem trabalhos próprios sobre seus estudos durante o cartel;
-
Caso um dos participantes saia do cartel, o cartel deve ser dissolvido.
Como participar de um cartel?
Qualquer pessoa pode participar de um cartel, não é necessário ser um membro dos Fóruns do Campo Lacaniano, ou ter experiência prévia em psicanálise. O que a comissão de cartéis do FCL de Florianópolis sugere é que o mais-um tenha alguma experiência de participação em cartel.
O primeiro passo é verificar se há temas de cartéis para os quais já há interessados, através do Mural de interesses de cartéis. Caso você encontre um tema do seu interesse, ou não, o passo seguinte é fazer contato com a comissão de cartéis através do formulário para demonstrar interesse em formar cartel, avisando do tema de interesse de estudo (já existente no mural, ou um novo). A comissão de cartéis recolhe os interesses de todos, e ajuda com que os interessados no mesmo tema possam se encontrar e tentar formar um cartel.
Depois de formado um cartel, no contato informal entre seus membros, dentro da quantidade adequada, com um tema e um mais-um definido, deve-se proceder para a declaração do cartel, um processo de formalização junto ao FCL de Florianópolis através de sua comissão de cartéis, através do formulário para declaração.
Mural de temas para Cartel já com interessados
-
Clínica psicanalítica com LGBTQIA+
-
Clínica com adolescentes
-
Sexualidade contemporânea
-
Estereótipos de psicanalistas
-
A angústia no tratamento analítico
-
Maternidade.
Comissão de Cartéis (2024-2025)
Cristiani Peixoto (coord.) e Rodrigo Gomes Ferreira.
Cartéis declarados (FCL Florianópolis)

Feminismos, feminilidades e fim de análise
Declaração: Agosto de 2023
Participantes:
Cristiani do Nascimento Peixoto
Juliana Aline Andrade Vila Pacheco
Lucimeire Assis Mendonça
Vanessa Favoni Fragozo
Bartira Ramos Gonçalves (Mais-um)

Desejo
Declaração: Maio de 2025
Participantes:
Fernanda Cristina Cunha
Josiane Giese
Renan Noceti
Tiago André Gonçalves dos Santos
Igor Costa Palo Mello (Mais-um)

Transferência
Declaração: Fevereiro 2025
Participantes:
Josiane Giese
Rodrigo Gomes
Sérgio Scotti
Tiago Santos
Cristiani do Nascimento Peixoto (Mais-um)

Psicanálise no online
Declaração: Agosto de 2024
Participantes:
Arnaldo Rasche
Cristiani do Nascimento Peixoto
Jeferson Sehn
Rodrigo Gomes Ferreira (Mais-um)